Páginas

domingo, 7 de abril de 2013

Texto: SOBRE OS TOMATES



SOBRE OS TOMATES

Estamos vendo na mídia e nas redes sociais um grande bombardeio de informações sobre o preço do tomate, mas o que não vimos ainda foi um texto que explicasse e defendesse esse tão apreciado produto da culinária brasileira. Quantos tempo leva para se produzir tomate? Quais são as condições favoráveis a sua produção? Quais os principais estados produtores desse produto? Etc.

De acordo com a Embrapa, o período necessário para a maturação dos frutos vai depender da cultivar, do clima da região, do estado nutricional e da quantidade de água disponível para as plantas. Quando submetidas a estresse, as plantas tendem a reduzir o ciclo. A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante. O clima interfere muito na produção desta hortaliça.

O tomate (Lycopersicon sculentum Mill) é uma hortaliça originária da América do Sul, tendo sido levado para a América Central por índios pré-históricos e, no século XV, para outras partes do mundo, por viajantes europeus. Atualmente está disseminada por todo o mundo em plantios comerciais para consumo “in natura” dos frutos, em hortas caseiras e em lavouras para atender a demanda da indústria de transformação.

Segundo Figueira (2003) o cultivo dessa cultura é tão globalizado a ponto de ser chamada de cultura cosmopolita. O tomate e consumido e considerado como legume, sendo a segunda hortaliça em volume de produção e consumo no mundo, bem próximo das batatas que apresentam os maiores registros, se destacando também pela relevância social e a quantidade de mão de obra aplicada (CARVALHO, 2003).

Devido às mudanças nos hábitos alimentares, função principalmente da forte, contínua e crescente integração das mulheres no mercado de trabalho, e o crescimento dos níveis de renda per capita nos países de economia emergente vem ocasionando um espetacular incremento na demanda por produtos derivados da polpa de tomates, tendo também o crescimento relacionado ao aumento do numero de redes de fast food, que vem alavancando também esse mercado (BRANDÃO & LOPES, 2001).

Nos países latino-americanos, é previsto que o potencial de consumo num futuro próximo tenderá a crescer ainda mais em função do próprio crescimento do mercado (incremento populacional) e também por ser ainda bastante baixo os níveis atuais do consumo per capita (longe de alcançar seus níveis de saturação.

Segundo Costa (2000) A produção brasileira de tomate para industrialização, ou tomate rasteiro, começou em Pernambuco, no final do século XVIII. Porém, a cultura experimentou um grande impulso apenas a partir da década de 1950, no Estado de São Paulo, viabilizando a implantação de diversas agroindústrias. Os Estado de Goiais e Goiânia são grandes produtores de tomate. Lembram de Leandro e Leonardo?

Podemos concluir que a colheita é principal etapa no processo de produção do tomate, pois a mesma quando mal efetuada provoca a redução da qualidade do produto a ser processado. Assim todo o processo de produção da cultura deve ser realizado de maneira criteriosa desde a instalação da cultura, passando pelos tratos culturais, como também o manejo pós-colheita do produto, permitindo assim redução de perdas quantitativas e qualitativas na colheita mecanizada. A partir desse cenário pode-se concluir que uma maior adoção da colheita mecanizada passa principalmente pela concepção e melhoramento de novas equipamentos, cultivares e processos de produção

Na produção de tomate no Brasil, aproximadamente dois terços são destinados ao consumo “in natura”. Assim, o aspecto externo e a sua qualidade tornam-se um fator importante na decisão de compra. O tomate apresenta elevado conteúdo de água, estando sujeito às variações de temperatura e umidade relativa do ambiente onde se encontra. A perda de água ocasiona perda de peso e aparência do fruto, afetando a qualidade. O comprimento do ciclo no decorrer das colheitas interfere no tempo de armazenamento, e os frutos colhidos na primeira colheita têm maior período de conservação em relação às demais colheitas. O transporte também interfere nos preços.

A região Centro-Oeste do Brasil é a maior produtora de tomate, estes são destinados a industrialização para a produção de derivados, mas aqui no Estado – ES temos uma pequena produção que abastece os centros de distribuição estaduais. Nas feiras livres ou em qualquer supermercado de pequeno ou grande porte podemos encontrar esta hortaliça tão apreciada nos pratos capixabas.

Bem eu acho que é isso, um simples resumo pra tentar deixar um pouco claro como se processa a produção e chega em nossos lares o vilão das hortaliças por pelo menos mais 3 meses, período o qual teremos provavelmente uma nova safra e então uma considerável redução em seu preço, até lá observe os produtos da época, e aproveite substituindo em seus pratos o tomate até que sua produção e preços se normalizem.

(Lucimar Simon)

6 comentários:

  1. Ótimo texto, realmente é preciso enteder o que acontece em todo o processo desde do plantio, a fase no campo, os gastos do produtor que não são poucos,o clima, transporte, comercialização...Se todos os produtos sobem o seu valor automatimante o custo pra se produzir o tomate também aumenta e se o plantio sofre com o clima o preço sobe ainda mais. O povo so ve o valor no Supercado e reclama, reclama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, essa é a ideia levar a pessoa a refletir, os preços estão altos, sim... mas isso envove muito mais que só vender, não sao feitos com varas de condão, nao materializam nas gondolas. existe todo um processo de produção. as vezes aqui nas cidades chove as as pessoas ficam reclamando, nao sabem quanto vale essa chuva lá na roça de tomate.

      Excluir
  2. Sem duvida a chuva é muito importante. Gostaria de sugerir um tema pra um possivel texto, Aplicação de produtos fitossanitarios de forma geral ou se vc preferi escolher uma cultura e dar sua opiniao, queria saber a opiniao de um historiador a respeito desse tema que é tão atacado, apesar de talvez não está na sua linha de texto vou te lançar esse desafio.

    ResponderExcluir
  3. Hummm, realmente não esta dentro do meu perfil de texto. Mas não vou dizer que vou fazer, pois isso demanda tempo, pesquisa e dar um pouco de trabalho, porem pelo que vi vc entende de agronomia, deve ser estudante do assunto, se der um chute inicial ou quem sabe produzir algo e publicamos aqui a titulo de informação para nossos leitores ai eu emito minha opinião estando mais por dentro do assunto.
    obrigado por ler, comentar e incadicar assuntos aqui neste humilde espaço, volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Pode ser eu faço algo e mando pra vc,pode fazer os seus ajustes e se achar interresante publica-lo, é eu gosto da area agronomica acho legal e produtos fitossanitarios é uma dos asssuntos que me atrai muito, é assunto polemico, a midia passa algumas coisa que nem sempre é real, faz com que esse produtos se tornarem vilão quando na verdade estão apenas fazendo o seu papel, então fica assim eu mando o texto pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da informação...E sempre bom saber todo o processo!

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.