Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Texto: PORQUE SER ROMANTICO

PORQUE SER ROMANTICO

A magia do romance leva as pessoas ao contato com algo extremamente diferente de qualquer outro sentimento, ou outra coisa explicável e não explicável. Porque ser um romântico? Como ser um romântico? Ser romântico é bom? Quais as implicações? Como sempre lanço as perguntas, mas não as respondo, mas deixo algumas pistas para que você leitor (a) possa fazer sua própria reflexão e chegar ao seu próprio entendimento sobre essa abordagem.

Sabemos que a leitura de um texto romântico causa empatia dos leitores com as personagens. Quero dizer as pessoas se identificam com as situações com os sentimentos e cotidianos das personagens, (daí o que se chama empatia para com as personagens). Os romances apresentam a idéia de que todas as pessoas são fundamentalmente semelhantes por causa de seus sentimentos íntimos, e muitos romances demonstram em particular o desejo de autonomia. Dessa forma, a leitura dos romances cria um senso de igualdade e empatia por meio do envolvimento apaixonado com a narrativa.

O romance tem o poder de fazer com que o ser humano sinta-se semelhança ao ser comum, assimilando assim emoções internas e sabemos que sem este processo de aprendizado talvez o “sentimento de igualdade” não teria este significado profundo. Digo aqui que este sentimento de igualdade é de direito e não de igualdade social, econômica ou política. Reafirmo que a igualdade aqui posta é a “igualdade de direito”. A igualdade das almas no céu, por exemplo, não é a mesma igualdade entendida aqui nas relações terrenas.

Alguns romances que estão no intimo ligado a essa relação são: Júlia, de autoria de Rousseau no ano de 1761 e Pâmela, 1740 e Clarissa, 1747-8 ambos escritos por Richardson. Não é muito difícil entender porque anos depois foi imediatamente precedido o surgimento dos “direitos do homem”. Ao lerem estes romances as pessoas sentiam empatia alem de fronteiras sociais, tradicionalmente entre nobres e plebeus, senhores e escravos, os homens e as mulheres, adultos e crianças, e em conseqüência passavam a ver os outros como seus semelhantes, tendo assim os mesmos tipos de emoções internas. Agora você sabe porque ser romântico?

(Lucimar Simon)

4 comentários:

  1. Adorei este texto, nossa e sei vc é romantico. isso ja ficou provado aqui e em outros textos seus.

    Ah e existe outras formas de confirmar isso ne? afinal ahh deixa pra la.

    beijos.

    Sua fã Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi, meua amigo e poeta Lucimar Simon, desculpe minha ausencia, ficamos sem pc aqui em casa por uns dias. mas agora estamos de volta e vamos comentar seus belos textos. a começar por este é claro.

    eu sei pq ser romantico, ser romantico para ser especial como vc, para ser amigo como vc é com os teus. para ser lindo de coraçao, e de emoçao.

    Vc. é romantico, é exemplo de um tipo de romantico muito raro.

    beijos

    Claudinha

    ResponderExcluir
  3. Bom de mais este texto, adorei ser romantico é ser isso mesmo que vc disse.

    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Eu achei todo esse blog muito romantico, acho uma forma interessante de ver a vida o seu romantismo

    Ana Paula

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.