Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Texto: 20 ANOS SEM O MURO

20 ANOS SEM O MURO

Um marco na História e na sociedade, a queda do muro de Berlim em 1989, representa o fim de um regime separatista entre as Alemanha Oriental e Ocidental. Às vezes chamado de muro da vergonha, outras vezes por nomes piores este foi um Símbolo da Guerra Fria. Ainda hoje as repercussões sobre a construção, manutenção e destruição do muro que dividia ao meio um país formando dois países que eram também divididos ideologicamente em socialistas (Oriental) capitalista (Ocidental).

O Muro de Berlim foi levantado nas primeiras horas de 13 de agosto de 1961, numa secreta operação batizada de "Rosa". Naquela manhã, os berlinenses acordaram em uma cidade dividida. A República Democrática Alemã havia erguido barricadas com arame farpado que separavam o setor soviético de Berlim dos setores ocidentais. Nos dias seguintes, a estrutura foi reforçada com blocos de concreto, cimento e placas de metal. Torres de observação ocupadas por policiais fortemente armados e cães de guarda cuidavam para que ninguém tentasse atravessá-la. Durante 28 anos, o muro com uma extensão de 155 quilômetros separou uma cidade.

Há 20 anos, a serem completados amanhã, dia 09, caía o Muro de Berlim, e o que se via eram pés festejando sobre ruínas de concreto, braços erguidos pela vitória e mãos unidas em amizade e esperança. Neste final de semana, os alemães estão celebrando a data com várias atividades, criaram um memorial às 136 pessoas mortas quando tentavam atravessar a fronteira da Alemanha Oriental de 1961 a 1989. Naquela noite, em 1989, anos de separação e ansiedade evaporaram diante da inacreditável realidade de liberdade e um futuro sem guardas de fronteira, polícia secreta, informantes e um rígido controle comunista.

(Lucimar Simon)

6 comentários:

  1. Boa historiador, muito bom passar por aqui e ver que vc lembrou da data, muito importante este dia, foi mesmo um marco na humanidade e um grande acontecimento historico...

    aquele abraço

    Leandro.

    ResponderExcluir
  2. Ah, pode me chamar de Mika.
    Obrigada pelas lindas palavras e saiba que será sempre bem vindo ao meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, aqui ficamos informado e aprendemos um pouco mais sobre a história. por isso sempre digo que vc se destaca de muitos blogs.

    beijos, quero mais poesia tha.

    Renata

    ResponderExcluir
  4. Amigo, bom dia, saudade sempre...
    Olha eu nunca selecionei a tal caixinha de postar as letras, só não permito comentários anônimos, não entendo com as letras ainda são solicitadas.
    Outra coisa eu perguntei quem era o autor daquela poesia, porque fica assim: POSTADO POR LUCIMAR SIMON, a minha preocupação foi que alguém roube as suas palavras e assine como se fosse delas, e é uma pena quando o que escrevemos se perde por ai...

    ResponderExcluir
  5. Amigo acho que consertei as tais letrinhasss

    ResponderExcluir
  6. Bom como sei que tu és muito inteligente eu nem vou motivar mais..rsrrsrs
    Bom lembrar as coisas que esquecemos por motivo da vida lá fora e então estas coisas vc vai lembrando amigo...


    meu beijo

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.